Ontem fui ver Django Livre no Cine Livraria Cultura. Um ótimo filme, sem dúvida, mas fiquei empolgado mesmo é com o local!
Faz muito tempo que não me sinto satisfeito com a qualidade da projeção e dos equipamentos de um cinema, sem considerar todo o resto que foi feito de forma correta: não acenderam a luz nos créditos, iluminação correta durante toda à projeção, além da limpeza impecável.
Costumo ir nos "Cinemark's" da vida (pode interpretar o nome como uma ofensa, também serve!). Uma rede de cinema que executa com muita eficiência o plano de ganhar a maior quantidade de grana possível economizando naquilo que não deve ser economizado. Imagem escura, rolo de filme mal cuidado, som muito ruim e baixo, chão sujo, etc.
A imagem do Cine Livraria Cultura estava impecável, claríssima e nítida. A tela não era das maiores. Aliás, considerar um cinema melhor que o outro somente pelo tamanho da tela é um erro. Não que isso não tenha importância, mas às vezes esquecemos do resto.
A parte sonora do Django Livre é muito bem feita, sem dúvida, mas para que possamos apreciá-la, precisamos de um cinema que tenha um equipamento de som preparado. Ontem senti minhas entranhas vibrarem em certas cenas do filme de tão intenso que o som estava. Nas cenas em locais fechados, como na casa do Candie, ouvia-se o tique do relógio posicionado á direta e um pouco atrás, dando a impressão realista de que o relógio estava atrás de mim.Cheguei à olhar pra trás acreditando nisso. Impressionante!
É um cinema antigo, mas muito bem cuidado, e ainda com o charme da cortina se abrindo antes da projeção.
Nas próximas vezes que eu puder ver um filme nesta sala, irei com certeza!