sexta-feira, 20 de maio de 2011

Pensamento

É engraçado como me sinto emburrecido quanto to trabalhando. É um trabalho que, teoricamente, tenho que pensar. Mas, por algum motivo que, pensando melhor, não é tão estranho assim, sinto como se eu tivesse usando meu cérebro pra algo bem inútil.
Estou vendendo meus neurônios para empresas de seguro e bancos. Me sinto extremamente bem e útil com isso, claro. =D </ironia >
E lá vem os pensamentos distorcidos da realidade tentando me convencer de que estou cercado de pessoas medíocres. Devo confiar nesses pensamentos safados?
Mas, tudo depende do ponto de vista, óbvio. Para algumas dessas pessoas, EU sou medíocre. Me acompanhe: sou o funcionário gato, aquele que não veste a camisa da empresa, não se esforça pra fazer média com ninguém, não toma iniciativa pra nada fora da minha função. Só faço o que tenho que fazer no horário que tenho que cumprir. Sou pago pra isso somente. Trabalhar em casa? Ganhando a mais por isso? O dinheiro não me motiva. Simples assim.
Fora isso, tem a famosa "postura profissional". "Postura profissional" de cu é rôla (já devo ter escrito essa frase antes).
Cumprimentar as pessoas pra fazer média, utilizar roupas "adequadas", entre outras coisas.
Engraçado que sempre me considerei um velho num corpo de jovem. Nunca gostei de festa e bagunça. Mas, neste exato momento, é o que eu quero. Mas não aquela festa institucionalizada, prevista pela sociedade. Quero festa no trabalho, todo mundo trabalhando de shorts e pijama, videogame pra desestressar, e gente falando merda. Isso não atrapalha a produtividade das pessoas (quando os executivos e donos de empresas rabugentos vão perceber isso e desistir do status de "ai, como eu sou importante, não posso zoar"?
Pelo menos minha equipe é legal. Não é média (duvido que alguém da minha equipe venha a ler meu blog). Mas que seria legal que as pessoas fossem menos lerdas e fizessem algum esforço pra se integrarem melhor, sim, seria ótimo!
Ok, acho que deu. Vou ler digestivocultural e tirinhas de humor enquanto trabalho. Me faz pensar e rir, é divertido e útil ao mesmo tempo. Preenche meu tempo e minha cabeça.

2 comentários:

  1. Acho que podemos resumir a sua situação no termo "fase".

    Todos nós passamos por fases, algumas são boas e outras são ruins.

    O importante, é que tanto as fases boas quanto as ruins, nos trazem ensinamentos importantes, que poderão ser usados pra alcançar a próxima fase ou fazer uma fase durar mais ou acabar mais cedo.

    O grande problema, mas aí não é só com a sua empresa, é um problema de escala global. É que muitos tem medo das fases ruins e para isso transformam uma fase mediana/ruim em boa, ou seja, usam de artifícios da imaginação e do senso comum, pra fantasiar a realidade.

    ResponderExcluir
  2. Caramba Jayson, nunca vi você escrever assim!

    Eu prefiro não dar opinião, até porque eu não tenho uma. Esse é o tipo de situação que nunca passei, quero dizer, passei, mas não desse jeito.

    ResponderExcluir