quarta-feira, 30 de julho de 2008

Primeiras impressões: Clube da Luta

Andei me perguntando: porque gosto tanto de Cinema??
A resposta é simples e óbvia:
Aprendi muito mais no Cinema do que nos 11 anos de escola, 3 de faculdade!!
Sim!!!
É claro que NÃO me refiro à conhecimento técnico!!!

Afinal, o que aprendemos na escola??
Apenas são jogadas informações sobre fatos e constatações, e nós apenas às absorvemos, sem nenhuma aplicação na nossa vida!!
Nós não aprendemos a pensar, não formamos opinião!!

No Cinema, ao contrário, aprendemos a pensar, a termos opinião, a decidirmos por conta própria!
É claro que depende do filme, e da nossa interpretação também!!

Clube da Luta faz isso com muita maestria!! Pelo nome, parece mais um filme sessão da tarde...
Grande engano!!! Realmente me surpreendi com o filme!
Estou pra dizer que senti o mesmo impacto que o causado pelo filme Matrix!

O filme conta a história de Jack, um homem que trabalha como investigador de seguros. Ele vive com insônia e, segundo ele mesmo, "estar com insônia é como se não estivéssemos nem acordado e nem dormindo direito".

Num determinado momento, Jack descobre que indo em grupos de auto-ajuda, com os alcoólicos anônimos, o faz ter uma ótima noite de sono, mesmo não tendo problema nenhum!

Até que ele conhece o anárquico Tyler. Num determinado momento, os dois começam a brigar sem nenhum motivo aparente. Depois da briga, que não há vencedores, ambos se sentem muito aliviados!!!
E fundam, assim, o clube da luta!!!

Mas o clube não se encerra nas brigas. Não nos esqueçamos das lições de casa que Tyler dá para seus discípulos, incluino Jack (não posso contar aqui, senão o filme perde a graça).

A metáfora do Clube da Luta é muito interessante. Todos os homens que vão para os clubes da luta no filme são pessoas perdidas, insatisfeita com o modo de vida prometido pela mídia.

Não pense que as mensagens do filme acabam por aí!
É tanta coisa pra ser aprendida com o filme que o espaço que tenho aqui não é suficiente.
E mesmo que fosse, eu não diria, rs. Afinal, o filme não teria mais tanta graça assim se eu contasse.

Um filme anárquico, subversivo!!!
Nos faz pensar e repensar muito. Uma crítica à sociedade e ao nosso modo de vida!

As atuações são brilhantes!! Edward Norton como Jack, e Brad Pitt como Tyler.
O roteiro do filme é inteligente, ágil e prende desde o primeiro momento.
A quantidade de informação jogada na tela é impressionante!!

Sem contar o final interessantíssimo, surpreendente!!

Um filme raro, revolucionário, polêmico, inovador!!
Muda nossa forma de pensar!
Imperdível!!!

2 comentários:

  1. Vixe, esse eu vi há tanto tempo que não me lembro mais, rs.
    Mas sabia que faria o seu tipo, hehe.

    ResponderExcluir
  2. Caramba, jayson, não sabia que tinha gostado tanto. Seu Blog está excelente, me surpreendi ao ver vc usando a linguagem típica de críticos de cinema: adjetivo,virgula,adjetivo, exclamação (p.e:Um filme anárquico, subversivo!). Ficou bacana, espero que continue postando. Eu sou o senso crítico do Olavo. hahahahahahaha

    ResponderExcluir