sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Evolução do Mario e as inovações no mundo dos Games - Parte 1

Ok. Sou fã do Mario sim. Mas antes, tenho que me defender: vou falar da série principal, o que não inclui Spin-Offs como Mario Kart, Mario Tennis, Mario Lavando Roupa* etc.

Pretendo falar jobre os jogos da série principal, ou seja, os jogos de plataforma dos consoles.
Desconsiderarei postáteis e também jogos estilo retrô (como o New Super Mario Bros Wii, que está para ser lançado).

*Piada plagiada de um podcast do NowLoading.
(link para parte 2 e parte 3)


Poster original do jogo. Alguma semelhança com Popeye?

1981 - Donkey Kong: quando o Mario não tinha nome


Plataforma: Arcade (posteriormente portado para vários consoles)

No primeiro jogo em que o personagem aparece ele se chama Jumpman e deveria salvar uma donzela (Pauline) das garras de um gorilão (Donkey Kong). Inicialmente, a Nintendo, que ja tinha tentado entrar no mercado norte-americano sem sucesso, decide tentar a sorte com um novo Arcade: um jogo do Popeye. Porém, ela acaba perdendo os direios autorais sobre o jogo, o que faz com que tenham de iniciar o projeto do zero.

Para isso, a Nintendo decide contratar o designer industrial Shigeru Miyamoto(que já era funcionário da própria Nintendo) para projetar o game. Como engenheiro chefe, a empresa nomeia Gunpei Yokoi (criador do Game Boy e da série Metroid). Resumindo a história: depois de lançado nos Estados Unidos, em julho de 1981, o jogo faz um enorme sucesso.

Screenshot da versão de Arcade: Plataformas!

Pra quem não conhece, o objetivo do jogo é pular sobre plataformas de aço (daquelas de construção) e desviar dos barris jogados pelo macacão, com o objetivo de atingir o topo da estrutura. A maior inovação foi justamente dar orinem a um novo tipo de jogabilidade e mecânica de jogo, que iria cunhar o nome de um novo gênero: plataforma.

Esse novo estilo de jogo deu tão certo que acabou gerando diversos clones feitos por outras empresas. Porém, além dos clones, temos jogos exemplares, que se inspiraram e evoluíram o gênero, como Pitfall(da Activision) e Montezuma, ambos para Atari 2600.












Gameplay da versão do NES* (através do Virtual Console*)

*NES: Nintendo Entertainment System, conhecido como Famicom no japão.
*Virtual Console: emulador oficial de plataformas antigas da Nintendo para Wii.

O jogo teve, também, uma continuação: Donkey Kong Jr. Neste jogo, Jumpman é o vilão, que sequestra Donkey Kong, pai de Donkey Kong Jr. Como o personágem jogável é um macaco (Donkey Kong Jr.), a jogabilidade evolui: além de você poder pular sobre plataformas, é possível agarrar-se e subir em cipós.


1983 - Mario Brothers: Mario ganha um irmão

Plataforma: Arcade (posteriormente portado para vários consoles)

"Two players make it easier!"

Na filial da Nintendo norte-americana, havia um funcionário que se parecia com Jumpman, e ele se chamava (advinhe) Mario! Mario Segali era seu nome completo. Neste ano, apesar do mercado de games estar em crise, a Nintendo se dá bem com mais um Arcade.

Neste game, Mario e Luigi devem terminar com as pestes que infestam os encanamentos. No jogo, além de pular sobre plataformas, você deve matar as pragas. O procedimento é simples: é só bater com a cabeça sob a plataforma onde o bicho se encontra e, após o inimigo virar de ponta-cabeça, chutá-lo para ele morrer definitivamene.

Screenshot da versão de Arcade: surgem os canos verdes e as tartarugas

O jogo se passa inteirinho praticamente num único cenário, sendo que o objetivo, como comentado, não é atingir o topo ou o fim da fase e, sim, eliminar todos os inimigos.













Gameplay da versão do NES (através do Virtual Console)

Além da jogabilidade e animação mais fluída que os antecessores, o jogo conta com um modo multiplayer cooperativo, onde o segundo jogador pode controlar Luigi. Como está escrito no poster: "Two players make it easier!" Uau!

Não é um jogo tão revolucionário como o Donkey Kong, mas tem sua importância, pois é um ótimo jogo, simples e envolvente, muito bem feito.


1985 - Super Mario Bros. : agora Mario vira Super

Plataforma: Nintendo Entertainment System/Famicom

Imagem de anúncio do jogo

Considerado por muitos como um dos jogos mais importantes da história dos videogames, foi o primeiro jogo do Mario lançado somente como caseiro (não existem versões Arcades).

O game revoluconou pois foi o primeiro "side-scrooling" da face da Terra. Side-scrooling é o termo usado para designar a movimentação lateral da tela, que acompanha o personagem controlado. Antes deste game, o personagem, ao chegar ao fim da tela, ressurgia à esquerda, numa nova tela.

Este jogo foi, também, um dos primeiros em que o objetivo não era somente conseguir pontuação, como, também, salvar a princesa, tornando-o, assim, um jogo finito.

Screenshot do jogo: primeira aparição do Goomba (personagem que, possivelmente, é acéfalo).

Outros detalhes que devem ser citados: os Power-Ups, que eram itens coletados durante o jogo, foram outra inovação. Eles podiam deixar o personagem maior e mais forte (cogumelo), permitiam atirar fogo contra os inimigos (flor) e deixavam o personagem temporariamente invencível (estrela), além do cogumelo verde, dificílimo de encontrar, que acrescentava uma vida ao personagem. Além disso, as fases eram cheias de passagens secretas, incluindo as Warp Zones, que faziam você cortar caminho, "pulando" fases intermediárias.

O jogo era bastante extenso para a época (com 32 fases) e é considerado bastante difícil pois, além de não permitir o salvamento do progresso, não tinha continues.












Gameplay e curiosidades (em inglês)


Vou finalizar o artigo por hoje e continuarei em outro dia, pois está ficando mais extenso do que eu imaginava!

Continua na parte 2.

Horizontes claros e até a próxima!


Fontes:
http://www.brasilescola.com/curiosidades/a-historia-mario.htm
http://forum.outerspace.com.br/showthread.php?p=3525886#post3525886
http://forum.outerspace.com.br/showthread.php?t=133588
http://pt.wikipedia.org/wiki/Donkey_Kong_(arcade)
http://www.arcade-history.com/
http://www.eurogamer.net/articles/the-history-of-mario-article
http://www.1980-games.com/

Crédito dos vídeos: GameTrailers

Nenhum comentário:

Postar um comentário